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Michelin aposta em pneus com design mais sustentável

Michelin aposta em pneus com design mais sustentável

A Michelin, fornecedor exclusivo do Campeonato Mundial de MotoE, lança novo pneu com design inédito, que remete ao seu compromisso com “Tudo Sustentável”

 Abril 2, 2024  Redação 
 

A Michelin é fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de MotoE desde a sua criação em 2019. Esta competição de motocicletas elétricas é um verdadeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Michelin, que pode realizar testes em escala real de inovações tecnológicas nas condições mais extremas.

Para a Michelin, o MotoE é uma oportunidade única para inovar, quer através do aumento da utilização de materiais renováveis ou reciclados, quer no desenvolvimento de pneus para os veículos de duas rodas do futuro, cujas características técnicas exigem um equilíbrio específico em termos de desempenho.

Na temporada de 2023, a fabricante italiana Ducati abasteceu esta competição com as suas motos elétricas (V21L) desenvolvidas com os pneus Michelin. Desde as primeiras corridas da temporada, os progressos alcançados em termos de desempenho têm sido impressionantes, estabelecendo novos padrões. Para a temporada 2024 do MotoE, a Michelin apresenta uma nova gama de pneus que “rompe” com o estabelecido, tanto na tecnologia como no design aplicado ao pneu traseiro.

O novo pneu MICHELIN Power Slick MotoE
Para a temporada de 2024 do Campeonato MotoE, a Michelin apresenta um novo pneu traseiro slick com um novo desenho de banda de rodagem que se afasta completamente dos pneus convencionais, com um padrão aveludado desenhado para desaparecer durante as primeiras voltas ao circuito. Este design único, denominado “Race to Vision”, é diretamente inspirado no pneu MICHELIN VISION Concept apresentado em 2017, uma ilustração do modelo de desenvolvimento sustentável da Michelin para os pneus do futuro.

O design “Race to Vision”, que ilustra a ambição da Michelin de melhorar o desempenho dos pneus ao mesmo tempo que cumpre as prioridades ambientais, é o resultado da implantação da tecnologia exclusiva “Michelin Velvet”, que cria um efeito aveludado na superfície do pneu graças à utilização de moldes específicos. Esta tecnologia, que proporciona uma sensação suave e transmite uma aparência premium, também é utilizada em algumas gamas de pneus de produção em série da Michelin para veículos de duas e quatro rodas.

A principal mudança é, obviamente, tecnológica. A fabricação dos novos pneus MotoE para a temporada 2024 incorpora uma maior percentagem de materiais renováveis e reciclados. Esses materiais vêm de pneus usados de automóveis e veículos comerciais leves (negro de fumo reciclado), seiva de seringueira (borracha natural), casca de laranja, resina de abeto, óleo de girassol e aço reciclado.

A gama de pneus MICHELIN Power Slick MotoE que equipam as motos elétricas Ducati nesta temporada contém 49% de materiais renováveis e reciclados no pneu dianteiro e 53% no traseiro, em comparação com 34% e 52%, respetivamente, da temporada de 2023. Com este aumento, a Michelin ultrapassou o limite de 50% (média ponderada dos pneus dianteiros e traseiros) de materiais renováveis e reciclados na composição dos seus pneus para MotoE.

A percentagem de materiais renováveis e reciclados é diferente entre os pneus dianteiros e traseiros porque no MotoE,, tal como no MotoGP, dependendo da sua posição os pneus cumprem funções específicas. A dianteira deve proporcionar precisão de direção, estabilidade de frenagem e conforto nas curvas, enquanto a traseira, além de algumas das características citadas, é responsável pela tração durante a aceleração. Como as tensões suportadas pelos pneus dianteiros e traseiros não são as mesmas, a proporção de materiais renováveis e reciclados utilizados é diferente, a fim de garantir um desempenho chave.

Os pneus da época passada, em combinação com as novas motos, já tinham contribuído para reduzir tempos de volta e quebrar recordes de voltas mais rápidas. Os novos pneus também poderão estabelecer novos marcos durante o campeonato de 2024, conforme confirmado por todos os pilotos após os testes realizados pela Michelin no circuito de Portimão (Portugal) em fevereiro passado.

A Michelin quer ir mais longe ao aplicar estas inovações nas suas gamas comerciais

Na competição, a Michelin inova, experimenta, aprende e transmite. O carácter proactivo da regulamentação desportiva também levou o Grupo a estudar a utilização de materiais mais ecológicos nos pneus. Cada avanço é feito com o objetivo de melhorar o desempenho sem comprometer os critérios mais importantes dos pneus, especialmente o desgaste. E como parte da sua abordagem global para reduzir o impacto ambiental, a Michelin considera a integração de materiais renováveis ou reciclados um elemento fundamental, mas não suficiente.

Para limitar ou mesmo neutralizar o impacto de um pneu no planeta, o objetivo da Michelin é reduzir as emissões de CO2 associadas a todas as fases do seu ciclo de vida. O Grupo Michelin pretende atuar desde a fase de fornecimento de matéria-prima até à reciclagem do pneu usado, incluindo a sua produção e utilização. Para tal, a Michelin está a desenvolver metodologias e processos de fabrico que têm em conta as possibilidades reais de industrialização em larga escala de pneus verdadeiramente sustentáveis.

Os pneus para o Campeonato de MotoE foram dos primeiros a beneficiar desta abordagem global, porque o desporto motorizado, mesmo quando se trata de veículos elétricos, representa um terreno fértil para a experimentação e aceleração de inovações. O grupo Michelin está convencido de que o progresso tecnológico é uma das melhores respostas aos desafios ambientais.

À medida que a sua investigação prossegue, a Michelin pretende continuar a aumentar a proporção de materiais renováveis e reciclados nos pneus MotoE e, ao mesmo tempo, ir mais longe. O Grupo pretende também aplicar o conhecimento adquirido no desporto automóvel nas suas gamas comerciais o mais rapidamente possível.

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