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Novo pneu da Goodyear é feito de óleo de soja, cabo de aço e casca de arroz

Novo pneu da Goodyear é feito de óleo de soja, cabo de aço e casca de arroz

Ainda em fase experimental, pneu é feito com 90% de materiais sustentáveis

Por Redação Autoesporte - 11/01/2023 12h03  Atualizado há um dia
 

Depois de prometer pneus com durabilidade de até 500 mil km, a Goodyear apresentou nesta terça-feira, 10, o primeiro pneu com 90% de materiais sustentáveis em sua composição, como óleo de soja e casca de arroz. O projeto da fabricante é ter um produto 100% sustentável até 2030.

O pneu está em fase de demonstração, ou seja, a marca mostra que consegue criar esse produto, mas agora precisa acionar toda sua cadeia de produção e ver a viabilidade econômica.
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Em 2022, a marca mostrou ser capaz de criar um pneu com 70% de materiais sustentáveis e agora, ainda em janeiro, pretende colocar esse pneu no mercado. Já o produto com 90% materiais sustentáveis deve demorar um pouco mais.
Esse novo produto foi desenvolvido com menos resistência ao rolamento, o que melhora o consumo de combustível e reduz a pegada de carbono. A Goodyear não está sozinha nessa corrida, uma vez que a Continental anunciou um pneu feito com garrafas pet.
 
Para chegar aos 90% de materiais sustentáveis, a Goodyear diversos itens inusitados, confira:
Carbon Black – item usado como reforço no composto do pneu e ajuda a aumentar sua vida útil. Ele é produzido a partir da queima de vários derivados do petróleo. No caso da Goodyear, o composto usa a queima de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida.

Óleo de soja – fundamental para manter a flexibilidade dos pneus em mudanças de temperatura. Apesar de quase 100% da proteína ser usada em alimentos ou ração animal, há um excedente do óleo que pode ser usado em outras aplicações industriais.
Sílica – normalmente utilizado para melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. No caso do novo pneu da Goodyear, a sílica é extraída de resíduos de casca de arroz que geralmente são descartados.

Poliéster – apesar de comum na composição dos pneus, neste caso é retirado de garrafas já utilizadas. O processo reverte o poliéster em produtos químicos de base e é utilizado em cordões de pneus.
Resinas – outro item comum em pneus, mas a Goodyear trocou a tradicional om base de petróleo para resinas biorrenováveis de pinheiro.

Arames e cabos de aço – responsáveis pelo reforço da estrutura, no pneu da Goodyear a diferença está no processo de produção, já que é utilizado Fornos Elétricos a Arco (FEA), que podem reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

 

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