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Férias: cuidados com o carro para não passar perrengue

Férias: cuidados com o carro para não passar perrengue

Calibragem correta dos pneus é um cuidado simples e essencial, que aumenta a segurança e a economia de combustível

06/12/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
  
Com a chegada das férias e o preço estratosféricos das passagens aéreas, o número de famílias, casais ou grupos de amigos que faz longas viagens de carro aumenta bastante.  

Antes da viagem é comum ouvir conselhos para dar uma geral no carro, para não sofrer contratempos na estrada. 

Como quem vai fazer um check up no médico, o mais comum é os viajantes prestarem atenção ao coração do carro, o motor, mas não se deve esquecer de forma alguma de suas pernas, os pneus. 

Primeiramente vale checar se os pneus não estão carecas. Isso se faz dando uma olhada na profundidade dos sulcos – aqueles canais da banda de rodagem que têm a função de escoar a água e evitar aquaplanagem.

Para cumprir sua função os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. Isso é lei no Brasil. Existe uma espécie de tijolinho de borracha que fica no fundo dos sulcos, o TWI, (Tire Wear Index, ou indicador de desgaste), e quando a borracha do pneu chega nele, é hora de trocar. Outra forma mais raiz é medir o desgaste com uma moeda de um real, aquele primeiro arco dourado (o interior da moeda é prateado) tem cerca de 1,6mm. 

Visto que os pneus estão em boas condições, é hora de calibrá-los, uma parte do dia-a-dia dos carros muitas vezes negligenciada, mas importantíssima para segurança e consumo, que pode aumentar em mais de 20% com pneus murchos.  

Como os médicos recomendam que você não se estresse, pratique exercícios e tenha uma alimentação saudável para ter uma vida longa e produtiva, os manuais também recomendam cuidados com os pneus que você quase nunca vai seguir à risca, mas quanto mais perto chegar, melhor. Calibrar o carro pelo menos três vezes por mês é uma delas.

Calibrar com os pneus frios é outra, porque quando o carro roda muito a pressão dos pneus aumenta. Então procure calibrar em um posto que fique a no máximo dois quilômetros do ponto de partida. 

As informações sobre a calibragem estão no manual do veículo, mas se ele não estiver à mão no porta-luvas ou no celular, os números corretos estão geralmente na tampa de combustível ou na lateral da porta do motorista. Quando você vê um número 2.1/30, o primeiro equivale ao sistema BAR, mais usado na Europa, e o outro, maior em PSI, o que a gente encontra no calibrador do posto.   

As figurinhas de malas e pessoas que estão no manual ou na tampa do combustível mostram que quando o carro está pesado a calibragem dos pneus traseiros deve ser maior.

Se o carro está levando duas crianças pequenas e vinte e poucos quilos de bagagem, que juntos pesam menos que seu tio, não há necessidade de passar a calibragem dos pneus traseiros de 32 para 35, por exemplo, mas convém aumentar uma ou duas libras. E boa viagem. 

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