Aguarde, carregando...

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024
Audio Wave

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024

Associação de recicladores de pneus promove a expansão e integridade do mercado, disponibiliza tecnologia de logística reversa e propõe medidas de incentivo.

A Associação Brasileira das Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) é a única entidade representativa do setor de logística reversa de pneumáticos presente na Pneushow 2024. A feira especializada acontece em São Paulo, de 26 a 28 de junho, reunindo cerca de 90 expositores e cerca de 9 mil visitantes.

A Abrerpi representa 16 recicladoras espalhadas em 22 estados do Brasil que juntas reciclam 115 mil toneladas de pneus inservíveis por ano. A entidade mantém em seu quadro de associadas apenas empresas auditadas, que comprovem os volumes de pneus reciclados, o que garante confiabilidade aos créditos ambientais comercializados com fabricantes e importadores.

Um dos pioneiros da reciclagem de pneumáticos no Brasil, o presidente da Abrerpi Joel Custodio explica que o volume reciclado vem crescendo no país, mas ainda existem alguns desafios para que seja alcançada a meta de 100% de destinação estabelecida pelo IBAMA.

“Grande parte da produção das recicladoras ainda é absorvida pela indústria de cimento ou utilizada na produção de asfalto borracha. Nos estados do Brasil em que não existe uma cimenteira, ou lei que estimule a utilização do farelo do pneu no asfalto, a atividade recicladora não se viabiliza”, afirma Custodio destacando que é preciso estimular também a diversificação da produção das recicladoras.

O consultor técnico da Abrerpi, Felipe Bonaldi, explica que a Associação vem realizando aproximação institucional com as secretarias estaduais de fazenda e de meio ambiente sugerindo a adoção de políticas tributárias que estimulem a implantação de recicladoras em todos os estados.

“Para o setor de reciclagem seria fundamental que todos os estados adotem o Convênio ICMS Confaz 31/06. Esse convênio prevê que, na composição do asfalto, pode ser utilizado até 30% do pó de borracha, ficando esse percentual isento de ICMS”.

Na avaliação dos representantes da entidade, outro desafio é despertar a responsabilidade ambiental em todos os envolvidos no ciclo de utilização do pneu. Atualmente a fiscalização recai exclusivamente sobre importadores e fabricantes. Para o setor, seria importante que os centros automotivos também fossem obrigados a comprovar o destino dos pneus velhos que recebem.

 

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024

A Abrerpi tem um sistema que automatiza a logística reversa de pneus chamado `Brasil Rodando Limpo`. É uma plataforma alocada no website da entidade em que lojistas, coletores de pneus e recicladoras se cadastram e são avisados quando há carga de pneu suficiente para transporte e reciclagem.

É um sistema gratuito e que já está em pleno funcionamento em vários estados. Essa e outras soluções da Abrerpi serão apresentadas pelo presidente Joel Custodio nesta sexta-feira (28/06), na Pneushow, durante o Painel: Logística reversa na prática, qual o primeiro passo? Será às 15h30, com mediação de Vinícius Carvalho, diretor de conteúdo na Revista ABR Pnews e participação de Alexsandra Ricci, consultora jurídica da Abrerpi e Nayara Lopes, diretora de logística reversa do Grupo Greener Brasil Ambiental.

Greener

A Abrerpi está dividindo o espaço na feira com o grupo Greener, do empresário Ítalo Manso. A empresa com atuação muito forte na Região Centro-oeste do Brasil mostra toda a sua estrutura e produção, inclusive amostras dos produtos que podem ser gerados a partir do pó da borracha de pneu, tais como, tapetes, blocos para construção civil, solados de sapato e até postes para cerca. Na avaliação do empresário, "o desafio da reciclagem de pneus no Brasil é o custo para coleta dos resíduos em função das distâncias".

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Nossas Redes Sociais