Aguarde, carregando...

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS

Dia Mundial da Reciclagem: Em dois anos, ViaMobilidade recicla mais de 680 toneladas de resíduos
Audio Wave

Dia Mundial da Reciclagem: Em dois anos, ViaMobilidade recicla mais de 680 toneladas de resíduos

Em 2023, uniformes antigos dos colaboradores chegaram a ser transformados em bolsas, estojos, nécessaires e cobertores que foram doados em ações sociais

Data: 13/05/2024 10:05 - Alterado: 13/05/2024 10:05 - Autor: Redação - Fonte: ViaMobilidade - Crédito:Divulgação

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, já reciclou mais de 680 toneladas de resíduos desde o início da concessão.

No Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, os números se destacam. Somados, os anos de 2022 e 2023 resultaram em 682 toneladas de materiais que passaram pelo processo de reciclagem.

Em 2022, foram 244,63 toneladas de resíduos, considerando o início da concessão em 27 de janeiro. Já no ano seguinte, foram 437,31 toneladas, ou seja, quase o dobro do volume de materiais que passaram pelo processo de reciclagem.

Nesta conta, estão inclusos itens como aerossol, baterias, eletrônicos, resíduo de construção civil, filtros de ar, fios de cobre, lâmpadas, madeira, óleo lubrificante usado, papel ou papelão, plástico, sucata metálica, vidros e até mesmo uniformes dos colaboradores.

Uniformes viram bolsas e cobertores doados a pessoas em situação de rua

Em 2023, os uniformes dos colaboradores foram enviados a diferentes parceiros. Alguns deles realizaram a trituração dos tecidos e a confecção de novas peças. Entre elas, estão nécessaires, bolsas, estojos e cobertores que são doados em campanhas de inverno para pessoas em situação de rua.

Também junto aos parceiros da ViaMobilidade, o processo de reciclagem ofereceu uma oportunidade de trabalho às mulheres egressas que realizaram a separação e descaracterização dos uniformes, assim como a confecção das peças. A parceria garantiu uma fonte de renda e reintegração à sociedade.

Neste ano, os uniformes estão passando por um processo de reciclagem diferente. Agora, as peças são desfibradas e retornam à confecção para fabricação de novos uniformes, que passam a ter em parte de sua composição o tecido reciclado.

Reciclagem de óleo

Na ViaMobilidade, todo óleo retirado das áreas de manutenção de trens, escadas, elevadores e outros equipamentos das Linhas 8 e 9 é armazenado em coletores apropriados. Em seguida, é feita a coleta pelo fornecedor com veículo próprio para a atividade. Graças a este processo, cerca de 9 toneladas de óleo são recicladas por ano.

O óleo lubrificante usado, por exemplo, passa pelo processo de rerrefino. Na prática, o material passa por diversos processos industriais para remover produtos e aditivos. Assim, um processo industrial de alta complexidade e tecnologia avançada faz com que o óleo tenha características superiores às originais, do primeiro refino.

Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Dados mais recentes mostram que em 2022 foram geradas 77 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Isso corresponde a mais de 211 mil toneladas de resíduos geradas por dia, ou cerca de 380 kg/habitante/ano. Os dados são do último balanço da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente).

O relatório, feito a partir de amostras coletadas de 450 municípios, também aponta que 61,8% dos resíduos coletados tiveram destinação adequada. Ou seja, 43,8 milhões de toneladas.

Além disso, a Lei 12.305/10, Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regulamenta a destinação final dos resíduos visando a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida, através de instrumentos de gestão, como planos de resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, uso de tecnologias de transformação do resíduo em outro produto.

“A gestão eficiente dos resíduos permite um ambiente saudável, equilibrado, sustentável à vida animal e vegetal em nosso planeta. Não se trata mais de custo, mas de uma necessidade de minimização do impacto ambiental dos resíduos que geramos. É imediata a prática dos 5R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar) para o equilíbrio ambiental. Conscientização ambiental e social é a porta de entrada para esse sucesso. Nossas ações estão transformando o planeta”, afirma Keila Cristina Neves Domingos, gerente de SGI (Sistema Integrado de Gestão) da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Nossas Redes Sociais