Dos 20 ingredientes do pneu, 15 são proveniente de materiais sustentáveis
Durante o IAA Transportation, a Goodyear apresentou um inovador pneu de demonstração para camião fabricado com 63% de conteúdo de materiais sustentáveis, demonstrando o foco da empresa na seleção de materiais mais sustentáveis para os seus produtos.
Autonews.pt @ 20-9-2022 17:38:05
O pneu de demonstração para camião com 63% de materiais sustentáveis inclui 15 ingredientes em destaque, entre 20 componentes do pneu, incluindo os abaixo descritos. Este pneu de demonstração está etiquetado como "A" em eficiência de combustível, o que significa que pode oferecer a mesma poupança de combustível que os mais eficientes pneus para camião da Goodyear atualmente oferecidos.
O negro de carbono é incluído nos pneus para reforçar o composto e ajudar a aumentar a vida útil da banda de rolamento, e, tradicionalmente, tem sido fabricado através da queima de vários tipos de produtos à base de petróleo ou alcatrão de hulha. Este pneu de demonstração apresenta quatro negros de carbonos diferentes, produzidos a partir de óleo vegetal, óleo de pirólise de pneus em fim de vida, captura e conversão de dióxido de carbono, e um processo de pirólise de metano com baixo conteúdo de carbono.
Alguns dos óleos derivados do petróleo, neste pneu de demonstração, foram substituídos pela utilização de óleo de colza. O óleo de colza é um recurso de base biológica, que ajuda a manter flexível o composto de borracha do pneu quando das mudanças de temperatura. A utilização de óleo de colza biológico está em linha com o objetivo da empresa de substituir totalmente os óleos derivados do petróleo nos seus produtos até 2040.
A sílica é um ingrediente frequentemente utilizado nos pneus para ajudar a melhorar a aderência e a reduzir o consumo de combustível. Este pneu de demonstração contém uma variedade única de sílica, produzida a partir de cinzas de casca de arroz, um subproduto do processamento do arroz que, frequentemente, é descartada e depositada em aterros. Uma sílica de alta qualidade foi produzida a partir deste resíduo de cinza.
O poliéster é reciclado a partir de garrafas de plástico e outros resíduos plásticos, através da reversão do poliéster nos seus produtos químicos base, e reformando-os em poliéster de grau técnico, viável para as cordas dos pneus, o que permite uma melhor recauchutagem.
No futuro, este pneu de demonstração poderá ser conectado e monitorizar diversos parâmetros da saúde do pneu. Tal possui o potencial de reduzir os resíduos e aumentar a eficiência, ao manter a pressão ideal e o estado do pneu. Monitorizar a saúde do pneu é um fator importante para determinar se, ou quando, um pneu pode ser renovado, potencialmente contribuindo, assim, para a circularidade e para o aumento da eficiência.
Este pneu de demonstração para camião está em linha com o compromisso da empresa de aumentar a utilização de materiais sustentáveis. Adicionalmente, um pneu fabricado com materiais sustentáveis, que oferece uma baixa resistência ao rolamento, e é totalmente recauchutável, com a possibilidade de conectar-se à monitorização da saúde do pneu com a solução Goodyear Total Mobility, tem o potencial de afetar positivamente a circularidade e o impacto climático.
A Goodyear Total Mobility é uma oferta integral para frotas, que reúne a sua gama completa de pneus premium para camiões, o seu conjunto de soluções de monitorização e de análise preditiva baseadas em dados, e mais de 2000 pontos de assistência em toda Europa.