Aguarde, carregando...

Inseto comedor de plástico é descoberto no Quênia e pode mudar a reciclagem

Inseto comedor de plástico é descoberto no Quênia e pode mudar a reciclagem

O poliestireno, comumente conhecido como isopor, é um material plástico muito utilizado em embalagens alimentícias, eletrônicas e industriais. É difícil de quebrar e, portanto, durável. Os métodos tradicionais de reciclagem —como o processamento químico e térmico — são caros, e podem criar poluentes.

UOL - Fathiya KhamisThe Conversation* - 18/11/2024 12h00 - Atualizada em 18/11/2024 12h00


A capacidade da larva-da-farinha queniana de consumir poliestireno sugere que esta poderia desempenhar um papel na redução natural de resíduos, especialmente para tipos de plástico que são resistentes aos métodos convencionais de reciclagem
Imagem: Fathiya Khamis via The Conversation

Aconteceu uma nova descoberta emocionante na luta contra a poluição: larvas de tenébrios (também conhecidos como larvas-da-farinha) são capazes de consumir isopor. Elas se juntam a um pequeno grupo de insetos considerados capazes de decompor esse tipo de plástico poluente, e são a primeira espécie de inseto nativa da África comprovadamente capaz de fazer isso.

O poliestireno, comumente conhecido como isopor, é um material plástico muito utilizado em embalagens alimentícias, eletrônicas e industriais. É difícil de quebrar e, portanto, durável. Os métodos tradicionais de reciclagem —como o processamento químico e térmico — são caros, e podem criar poluentes. Esta foi uma das razões pelas quais queríamos explorar métodos biológicos de gestão desses resíduos.

Faço parte de uma equipe de cientistas do Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos que descobriu que as larvas-da-farinha achadas no Quênia podem mastigar poliestireno e hospedar bactérias em seus intestinos que ajudam a decompor o material.

O tenébrio é a forma larval do besouro escuro Alphitobius. O período larval dura entre 8 e 10 semanas. A larva-da-farinha é encontrada principalmente em galpões de criação de aves, que são quentes e podem oferecer um suprimento constante de alimentos — condições ideais para seu crescimento e reprodução.

Embora se acredite que as larvas-da-farinha tenham se originado na África, elas podem ser encontradas em muitos países ao redor do mundo. A espécie que identificamos em nosso estudo, entretanto, poderia ser uma subespécie do gênero Alphitobius. Estamos conduzindo investigações adicionais para confirmar essa possibilidade.

Nosso estudo também examinou as bactérias intestinais do inseto. Queríamos identificar as comunidades bacterianas que podem apoiar o processo de degradação do plástico.

Os níveis de poluição por plástico estão criticamente elevados em alguns países africanos. Embora os resíduos plásticos sejam uma questão ambiental importante a nível mundial, África enfrenta um desafio particular devido à elevada importação de produtos plásticos, à baixa reutilização e à falta de reciclagem destes produtos.

Ao estudar estes "comedores de plástico" naturais, esperamos criar novas ferramentas que ajudem a eliminar os resíduos de plástico de forma mais rápida e eficiente. Em vez de liberar um grande número destes insetos em locais de lixo (o que não é prático), podemos utilizar os micróbios e enzimas que eles produzem em fábricas, aterros sanitários e locais de limpeza. Isto significa que os resíduos plásticos podem ser tratados de uma forma que seja mais fácil de gerir em grande escala.

Principais descobertas
Realizamos um teste que durou mais de um mês. As larvas foram alimentadas apenas com poliestireno, apenas com farelo (um alimento rico em nutrientes) ou com uma combinação de poliestireno e farelo...

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2024/11/18/inseto-comedor-de-plastico-e-descoberto-no-quenia-e-pode-mudar-a-reciclagem.htm?cmpid=copiaecola

Fique por dentro das principais notícias

Nitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixo 24/01/2025

Nitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixo

VÍDEO: Galpão de reciclagem de pneus pega fogo na SC-150 e gera fumaça tóxica em Água Doce 23/01/2025

VÍDEO: Galpão de reciclagem de pneus pega fogo na SC-150 e gera fumaça tóxica em Água Doce

Mais Notícias