Reformar os pneus não é contra a lei e pode sair mais barato do que trocá-los por novos; é preciso considerar que a vida útil será mais curta
Globo.com - Por Emily Nery - 14/03/2023 13h47 Atualizado há 21 horas - Pneus Getty
Imagine a seguinte situação: você comprou um carro usado e fez um bom negócio, mas percebeu que os pneus já estão gastos. Porém, um jogo de pneus novos fica fora do orçamento. A segunda opção é procurar por uma reforma no equipamento usado, o chamado pneu remold.
Existem diversas empresas especializadas em reconstruir um pneu já usado para aumentar sua vida útil. O procedimento, no entanto, precisa ser feito de forma correta para que o item continue seguro. Antes de você decidir se comprará pneus novos ou irá reformá-los, Autoesporte preparou um guia para tirar as dúvidas sobre o remold.
Veja tambémNovo pneu da Goodyear é feito de óleo de soja, cabo de aço e casca de arroz
Pneu descalibrado aumenta o consumo de combustível?
Tudo o que você precisa saber antes de comprar pneus novos para o seu carro
O que significa pneu remold?
O pneu remold, ou remoldado, é todo aquele que passou por uma restauração mais profunda. De acordo com Roberto Falkenstein, consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, "é um processo de recuperação, no qual a banda de rodagem e toda a parede lateral do pneu são substituídas com novas camadas de borracha".
Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, pontua que o processo é mais comum em pneus de caminhão e ônibus, que são feitos para serem reformados. Já os pneus de carros não são vendidos com esse propósito, mas podem passar por esse processo.
Na remoldagem, é trocada toda a banda de rodagem e a parede lateral do pneu por novas camadas de borracha — Foto: Getty
Como é feito o pneu remold?
Roberto Falkenstein, da Pirelli, comenta que o processo de restauração é normalmente feito nas seguintes etapas:
Assim que chega na oficina de restauração, o pneu usado é inspecionado para determinar se ele é adequado para recuperação;
A banda de rodagem é removida do pneu e a carcaça é limpa e preparada para receber a nova camada de borracha. Normalmente se lixa toda a superfície;
Uma camada de borracha é aplicada na carcaça, tanto na lateral quanto na banda de rodagem do pneu e é vulcanizada para formar um pneu recuperado. Por fim, há uma inspeção final para checar se não houve falhas na cobertura.
Como saber se o pneu que comprei é remold?
Segundo o gerente de assistência técnica da Vipal Borrachas, Leandro Paim, todo pneu remold precisa ter uma identificação que atesta que passou por uma restauração. Essa indicação está determinada pela portaria nº 433 do Inmetro.
Inclusive, no pneu deve constar exatamente qual o processo empregado. Portanto, a expressão "RECAUCHUTADO", "RECAPADO", "REMOLDADO" ou "REMOLDADO" deve estar gravada com altura mínima de 10 mm em ambos os flancos.