Já se perguntou o que acontece com seus pneus antigos quando você os substitui?
A seguir, exploramos a realidade por trás da reciclagem de pneus de carros e como a Michelin trabalha para promover sua reciclagem, enquanto se esforça constantemente para reduzir o impacto ambiental de seus próprios produtos.
Pneus de carro podem ser reciclados?
Esteja você dirigindo em seu trajeto cotidiano ou realizando viagens pelo país afora nos fins de semana, saiba que depois de um determinado tempo de estrada, os pneus eventualmente começam a mostrar sinais de desgaste. Quando seus pneus atingirem uma profundidade de banda de rodagem de 1,6 mm, você precisará substituí-los para garantir a máxima segurança na estrada, além de permanecer em conformidade com a legislação em vigor.
Você pode precisar trocar os pneus mais cedo devido a danos, furos etc. Este descarte de pneus de carro representa cerca de 30 milhões de toneladas de pneus [1] substituídos e potencialmente descartados por ano, em todo o mundo!
E se disséssemos que pneus de carro podem ser reciclados? A indústria de pneus é, de fato, um dos setores mais avançados na gestão de produtos em fim de vida. Aproximadamente 88% [2] dos pneus em fim de vida são recolhidos, a maioria dos quais são recuperados, o que é impressionante quando se considera que apenas 14% das embalagens plásticas [2] são convertidas por meio de reciclagem.
Antes da fase de reciclagem de pneus, a Michelin atua em todas as etapas do ciclo de vida de seus produtos para reduzir seu impacto ambiental.
De que são feitos os pneus de carro?
Embora pareçam simples, os pneus de carro são feitos de mais de 200 materiais diferentes. Incluindo borracha natural e sintética, negro de fumo e sílica, cargas de reforço, reforços de aço e têxteis e agentes químicos.
Qual é a estrutura de um pneu de carro?
A maioria dos pneus de automóveis é feita em diferentes camadas, o que adiciona outro grau de complexidade ao processo de reciclagem de pneus, pois fabricantes como a Michelin trabalham no desenvolvimento de novos métodos e tecnologias inovadoras que facilitem a reutilização de todos os elementos. Essas camadas de pneus de carro geralmente são compostas por borracha sintética, cordas de fibra têxtil, cordas de metal, etc.
Como funciona a reciclagem de pneus de carro?
O processo de reciclagem de pneus de borracha geralmente começa na concessionária, quando você leva seu carro para trocar pneus velhos e desgastados.
Você também pode levar seus pneus antigos a uma usina de reciclagem de pneus ou a unidades de reciclagem de lixo doméstico. Contudo, pode haver um limite na quantidade de pneus que podem ser entregues ou até mesmo um custo financeiro.