Aguarde, carregando...

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS

BYD Dolphin Mini tem pneu que não existe no Brasil; marca garante reposição
Audio Wave

BYD Dolphin Mini tem pneu que não existe no Brasil; marca garante reposição

Hatch elétrico tem um único fornecedor dos pneus 175/55 R16, a também chinesa LingLong

Hatch elétrico tem um único fornecedor dos pneus 175/55 R16, a também chinesa LingLong


G1 - Por  André Paixão  - 03/03/2024 10h22  Atualizado há um dia - BYD Dolphin Mini — Foto: Divulgação
 
Pneus são a única parte de um carro que está sempre em contato com o solo. Eles garantem aderência e estabilidade. Por isso, a troca na hora certa é tão importante. E isso pode trazer aquela dor de cabeça. Qual a melhor marca? E o custo x benefício? Eis que os pneus do BYD Dolphin Mini, que acaba de ser lançado, podem ser motivo de preocupação extra para seus proprietários. Afinal, a medida adotada pela marca chinesa não está disponível no Brasil.
 
A combinação 175/55 com rodas de 16 polegadas não é oferecida pelas maiores fabricantes de pneus do Brasil: Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli. Nem mesmo nos grandes sites multimarcas especializados em pneus a medida pode ser encontrada.
Os compostos 175/55 R16 que equipam o BYD Dolphin Mini são fornecidos por uma única fabricante: a também chinesa LingLong, que atua há anos no Brasil e é uma das maiores marcas do ramo no mundo, presente inclusive na Europa.
Pneus do Dolphin Mini são de uma medida inexistente no Brasil — Foto: Fabio Aro/Autoesporte
O problema é que nem a própria operação brasileira da LingLong tem essa medida em seu site oficial em nosso mercado. As mais próximas são 165/45 R16 ou 185/55 R16. Nenhuma delas pode ser usada no Dolphin Mini.
Antes do lançamento do subcompacto elétrico, a BYD do Brasil disse tentou homologar com a matriz pneus 185/50, também com aro 16, para o Dolphin Mini brasileiro. A medida pode ser encontrada com mais facilidade, com preços na casa dos R$ 350. Porém, os chineses não aprovaram a mudança.
BYD Dolphin Mini

Hatch elétrico chega com preço de rivais a combustão
 
A solução encontrada pela BYD foi negociar para trazer, em parceria com a LingLong, mais pneus 175/55 R16 para o mercado de reposição. Porém, não foram divulgados detalhes de como será a operação, a estimativa de preços dos componentes ou quantas unidades serão trazidas para o Brasil.
 

Outra questão relevante é que o Dolphin Mini não possui estepe, seja de tamanho normal ou de uso temporário. No lugar do pneu sobressalente, há um kit de reparo com bomba e selante.

Se a distribuição não for ampla, existe o risco de o proprietário sofrer para encontrar um pneu novo após um furo em localidades distantes de uma concessionária ou loja de grandes redes. Vale lembrar que donos de BYD começam a relatar falta de peças. Por outro lado, a empresa espera aumentar consideravelmente a rede de lojas no país até o final do ano.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Nossas Redes Sociais