Aguarde, carregando...

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS

Campanha estadual recolhe mais de 3 mil pneus por meio da regional de Itajaí
Audio Wave

Campanha estadual recolhe mais de 3 mil pneus por meio da regional de Itajaí

Com esta coleta, já são quase 20 mil pneus recolhidos e destinados de forma ambientalmente adequada. Entre os dias 20 de maio e 11 de junho serão realizadas as coletas nos demais municípios inscritos na ação.

Por ASCOM | IMA  9 de maio de 2024 - Foto: Divulgação / IMA

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de de Catarina (IMA), recolheu mais de 3.000 pneus na última terça-feira, 7. O recolhimento faz parte da 1ª Campanha Estadual de Recolhimento de Pneus de 2024, que é uma ação conjunta entre o IMA, Recliclanip (entidade gestora), Secretaria da Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e Superintendência de Vigilância em Saúde.

Com esta coleta, já são quase 20 mil pneus recolhidos e destinados de forma ambientalmente adequada. Entre os dias 20 de maio e 11 de junho serão realizadas as coletas nos demais municípios inscritos na ação. Bombinhas, Camboriú e Itajaí realizaram o recolhimento e armazenamento dos pneus e, em conjunto com o IMA, fizeram o carregamento de uma carreta de pneus de bicicletas, carros, camionetes e caminhões.

O recolhimento foi realizado devido à colaboração de diversas pessoas e instituições: equipe da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente do IMA (CODAM) de Itajaí; Ulysses Gobbi, da Secretaria de Saúde e Saneamento de Bombinhas, colaboradores da Secretaria de Obras de Bombinhas, Marcelo Mattos Antunes e Pedro Tadeu Pacheco, da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), Jeremias de Jesus, da Secretaria de Saneamento de Camboriú, Marcelo Bauke, Marcel Di Ruzza Ferrari e Vivian Schmidt dos Santos, do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), colaboradores da Secretaria de Obras de Itajaí e Rogério Carlos Barreto, colaborador da Xibiu Reciclagem de pneus.


O que é o Programa Penso, Logo Destino?

É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

Quais os resíduos abrangidos pela Logística Reversa?

– Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;

– Pilhas e baterias;

– Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

– Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio de luz mista;

– Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

– Pneus.

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, acesse: https://pld.ima.sc.gov.br/.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino neste link

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Nossas Redes Sociais